RESUMOS ESQUEMÁTICOS
1-APRESENTAÇÃO
Nesta seção da nossa página eletrônica será composta por uma série de resumos esquemáticos, os quais tem como objetivo básico facilitar a compreensão do processo histórico. Esta seção será composta por duas partes, a saber: Resumos Esquemáticos Sobre História Universal e Resumos Esquemáticos Sobre História Brasileira.

2-RESUMOS ESQUEMÁTICOS SOBRE HISTÓRIA UNIVERSAL
FICHA 1
Tema: Fundamentos Básicos da História
Data: *****
Local: *****
Descrição: A História é uma área do conhecimento humano que tem como tema de estudo o passado humano e para tal usa as fontes históricas as quais podem ser de dois tipos, a saber: fonte histórica escrita e fonte histórica não escrita. A pesquisa histórica não é feita de forma isolada, tendo em vista a mesma contar com à ajuda das ciências auxiliares da história (arqueologia, cartografia, diplomacia, epigrafia, filatelia, genealogia, heráldica, heurística, linguística, nobiliarquia, numismática, papirologia, paleografia e sigilografia). A periodização da história foi feita para facilitar o estudo da mesma, sendo que tradicionalmente ela é dividida da seguinte maneira, a saber: Pré-história (Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais) e História (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea).

FICHA 2
Tema: Pré-história
Data: 500000 a.C.-4000 a.C.
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: A Pré-história foi um importante período histórico, pois nesta fase que a sociedade humana se constituiu como tal, ou seja, as principais atividades e instituições humanas (agricultura, artesanato, comércio, família, navegação e religião) foram constituídas. Este período histórico é dividido em três partes, a saber: Paleolítico (500000 a.C.-8000 a.C.), caracterizada pela espécie humana produzir ferramentas rudimentares, obter alimentos da caça, pesca e coleta de frutos e raízes, ter dominado o fogo e ser nômade, Neolítico (8000 a.C.-5000 a.C.), caracterizada pela espécie humana ter desenvolvido a agricultura e o pastoreio e ter criado o sedentarismo e a Idade dos Metais (5000 a. C.-4000 a.C.), caracterizada pela espécie humana ter desenvolvido a metalurgia e a escrita.

FICHA 3
Tema: Civilização Egípcia
Data: 5000 a.C.-525 a.C.
Local: África
Descrição: A civilização egípcia floresceu em torno do Rio Nilo, cabendo ressaltar que analisaremos esta civilização através dos aspectos econômicos, políticos, religiosos e sociais. Em relação aos aspectos econômicos podemos ressaltar que a economia dessa civilização esta baseada na agropecuária (com especial destaque agricultura) e comércio exterior. Em relação aos aspectos políticos podemos ressaltar que o Estado Egípcio foi unificado em torno de 3200 a.C. e ao longo de sua história política houve alternância entre períodos de ascensão e decadência. Em relação aos aspectos religiosos podemos ressaltar que os egípcios eram bastante religiosos. Em relação aos aspectos sociais podemos ressaltar que a civilização egípcia era dividida em classe dominante e classe dominada.

FICHA 4
Tema: Mesopotâmia
Data: 4000 a.C.-539 a.C.
Local: Ásia
Descrição: A Mesopotâmia é uma região localizada na Ásia em torno dos rios Eufrates e Tigre, sendo caracterizada do ponto de vista geográfico pela forte influência dos rios mencionados anteriormente e ser dividida em duas partes (Alta Mesopotâmia (Assíria) e Baixa Mesopotâmia (Caldeia)). A Mesopotâmia foi ocupada por diversos povos podendo destacar os seguintes, a saber: sumérios (4000 a.C.-1900 a.C.), caracterizado pelo uso da escrita cuneiforme, amoritas (1900 a.C.-1600 a.C.), caracterizado pela fundação do Primeiro Império Babilônio, hititas (1600 a.C.-1200 a.C.), caracterizado por ter formado um grande império, assírios (1200 a.C.-612 a.C.) caracterizado por ter formado um grande império e caldeus (612 a.C.-539 a.C.), caracterizado pela fundação do Segundo Império Babilônico.

FICHA 5
Tema: Hebreus, Fenícios e Persas
Data: 3200 a.C.-70 d.C.
Local: África, Ásia e Europa
Descrição: Os hebreus, fenícios e persas foram alguns dos povos mais relevantes da História da Humanidade e devido a isto merece especial atenção por parte dos historiadores. Os hebreus ficaram caracterizados pelo fato da religião hebraica ter influenciado muito a sociedade humana (civilização ocidental) cabendo ressaltar que esta religião serviu de base para o surgimento do cristianismo. Os fenícios ficaram caracterizados pelo fato de ser um povo cujo sustento era dado basicamente pelo comércio marítimo e devido este comércio surgiu o alfabeto cuja finalidade era facilitar esta atividade econômica. Os persas ficaram caracterizados por terem montado um grande império.

FICHA 6
Tema: Grécia Antiga
Data: Séculos XX a.C.-II a.C.
Local: África, Ásia e Europa
Descrição: A civilização grega aflorou na Bacia Hidrográfica do Mar Mediterrâneo numa região fortemente influenciada pelos mares e montanhas. Cabe ressaltar que a História da Grécia Antiga pode ser dividida nas seguintes partes, a saber: Período Pré-homérico (séculos XX a.C.-XII a.C.), Período Homérico (séculos XII a.C.-VII a.C.), Período Clássico (séculos V a.C.-IV a.C.) e Período Helenístico (séculos IV a.C.-II a.C.). Em relação aos aspectos políticos é importante citar que à Grécia Antiga era organizada em cidades-estados. Em relação aos aspectos religiosos é importante citar que os gregos antigos eram politeístas. Em relação aos aspectos artísticos é importante citar que os gregos antigos deram especial atenção à escultura e teatro. Finalizando à análise histórica sobre a civilização grega não poderíamos deixar de ressaltar que uma das principais criações gregas foi à filosofia.

FICHA 7
Tema: Roma Antiga
Data: 753 a.C.-476 d.C.
Local: África, Ásia e Europa
Descrição: O Império Romano foi um dos principais impérios surgidos ao longo da História da Humanidade cabendo ressaltar que ele se desenvolveu na Bacia Hidrográfica do Mar Mediterrâneo tendo como referência básica a cidade de Roma. A História do Império Romano pode ser dividida em três partes, a saber: Monarquia (753 a.C.-509 a.C.), República (509 a.C.-27 d.C.) e Império (27 d.C.-476 d.C.). A Monarquia ficou caracterizada pelo fato de a sociedade romana ter tido uma grande influência da sociedade etrusca e o governo romano ser gerido basicamente pelo rei. A República ficou caracterizada pelo fato de o governo romano ser gerido basicamente pelos magistrados. O Império ficou caracterizado pelo fato de o governo romano ser gerido basicamente pelo imperador.

FICHA 8
Tema: Império Bizantino
Data: 476-1453
Local: África, Ásia e Europa
Descrição: O Império Bizantino foi um dos principais impérios surgidos ao longo ao longo da História da Humanidade, cabendo lembrar que este império é derivado do Império Romano (apesar disso ele tinha forte influência da cultura grega) e aflorou na Bacia Hidrográfica do Mar Mediterrâneo. Em relação aos aspectos políticos é importante ressaltar que o imperador Justiniano I (527-565) foi um dos principais imperadores bizantinos. Ele tentou reconstituir o Império Romano (sem êxito) e reorganizar a legislação bizantina (com êxito). Em relação aos aspectos sociais é importante mencionar que a sociedade bizantina era desigual. Em relação aos aspectos econômicos é importante mencionar que a base da economia bizantina era a agricultura, sendo que a moeda bizantina era o hyperpere.

FICHA 9
Tema: Impérios Africanos
Data: 476-1789
Local: África
Descrição: O continente africano é um continente caracterizado pela grande diversidade geográfica e etnográfica, refletindo diretamente na sua história. Podemos fazer menção à existência de diversos impérios africanos dos quais podemos destacar os seguintes, a saber: Império Almorávida, Império de Gana, Império do Mali, Império do Songai e Reino do Congo. Império Almorávida englobava terras localizadas na África e Europa e a sua população era muçulmana, Império de Gana estava localizado em torno da fronteira sul do Deserto do Saara e a sua população era animista, Império do Mali tinha o seu território banhado pelo Oceano Atlântico, Império do Songai não tinha acesso ao mar e a sua população era muçulmana e Reino do Congo não tinha acesso ao mar e a sua população era animista. A escravidão era uma prática difundida no continente africana.

FICHA 10
Tema: Civilização Islâmica
Data: 622-...
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: A civilização islâmica foi uma das principais civilizações surgidas ao longo da História da Humanidade, cabendo lembrar que ela surgiu no Oriente Médio (Ásia), tendo difundido para diversas partes do mundo. A religião islâmica, cabendo lembrar que esta religião surgiu através das mãos de Maomé. Esta religião tinha basicamente cinco pilares (rezar cinco vezes ao dia em direção a Meca, peregrinar uma vez na vida em direção a Meca, jejuar durante o mês do Ramadã, monoteísmo e dar esmolas). Com o falecimento de Maomé ele foi substituído na liderança dos muçulmanos pelos califas. Esta civilização constituiu filosofia e literatura bem elaboradas.

FICHA 11
Tema: Feudalismo
Data: Séculos V-XV
Local: Europa
Descrição: O feudalismo é uma forma de organização social típica da Europa durante a Idade Média (476-1453), sendo que a sua origem está diretamente ligada ao processo de desagregação do Império Romano. Este sistema social foi formado a partir de elementos das culturas germânicas e romana. É importante ressaltar que esta forma de organização social é caracterizada pela economia baseada na agricultura, população basicamente rural, poucas trocas comerciais, forte descentralização política, forte desigualdade social (classe dominante versus classe dominada), pouca mobilidade social e forte influência da Igreja Católica Apostólica Romana. É importante pontuar que a unidade básica do feudalismo era o feudo (de modo geral eram porções de terras) que era dividida em três partes, a saber: manso comunal, manso senhorial e manso servil.

FICHA 12
Tema: Renascimento
Data: Séculos XIV-XVI
Local: Europa
Descrição: O Renascimento foi um movimento cultural tipicamente europeu surgido na Itália, o qual teve basicamente três motivos que contribuíram para o seu surgimento que foram os seguintes, a saber: humanismo, mecenato e desagregação do Império Bizantino (fuga dos sábios bizantinos). É interessante ressaltar que o Renascimento tinha quatro características básicas que são as seguintes, a saber: antropocentrismo (espécie humana como centro do universo), forte influência da cultura da Antiguidade Clássica, naturalismo (representação da natureza) e racionalismo (explicação das coisas pela razão). O Renascimento teve uma vertente científica, cabendo ressaltar que existiram diversos cientistas que abrilhantaram a ciência europeia dos quais podemos destacar os seguintes, a saber: Galileu Galilei (1564-1642), Johann Kepler (1571-1630) e Nicolau Copérnico (1473-1543). Existiram diversos artistas renascentistas que abrilhantaram a cultura europeia dos quais podemos destacar os seguintes, a saber: Diego Velázquez (1599-1640), Miguel Ângelo Buonarroti (1475-1564) e Miguel de Cervantes de Saavedra (1547-1616).

FICHA 13
Tema: Crise do Feudalismo e a Formação das Monarquias Nacionais
Data: Séculos XIV-XV
Local: Europa
Descrição: A Crise do Feudalismo e a Formação das Monarquias Nacionais foi um importante fato histórico, que alterou profundamente os rumos da História da Humanidade, cabendo ressaltar que a Crise do Feudalismo surgiu devido a uma série de motivos dos quais podemos resumir nos seguintes itens, a saber: nível de vida baixo de amplos setores da sociedade europeia, renascimento comercial e renascimento urbano. É importante ressaltar que o término do feudalismo possibilitou o surgimento das monarquias nacionais, monarquias nacionais estas que atendiam os interesses da burguesia e dos monarcas. Vale à pena ressaltar que a Formação das Monarquias Nacionais não foi um processo histórico homogêneo, tendo em vista ele teve características específicas nos diversos locais onde ocorreu.

FICHA 14
Tema: Expansão Marítima e Comercial
Data: Séculos XV-XVI
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: A Expansão Marítima e Comercial foi um fato histórico que teve diversos motivos que levaram ao seu surgimento podendo citar os seguintes motivos, a saber: avanços técnicos, busca de novos centros fornecedores de metais preciosos, procura por novas rotas comerciais para os centros fornecedores de especiarias, proselitismo do cristianismo e surgimento dos Estados Nacionais. Os principais protagonistas desse fato histórico foram os seguintes países, a saber: Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos e Portugal. As consequências desse fato histórico marcaram profundamente a sociedade humana podendo citar como exemplo as seguintes, a saber: aumento dos conhecimentos etnográficos e geográficos, deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico, expansão do cristianismo, desagregação das sociedades indígenas e drenagem das riquezas mundiais em favor da Europa.

FICHA 15
Tema: Povos Pré-colombianos
Data: 18000 a.C.-1500
Local: América
Descrição: Os povos pré-colombianos migraram para o continente americano, a partir de 20000 anos atrás (aproximadamente) através do Estreito de Bering (estreito que separa a América e a Ásia), cabendo ressaltar que esta população inicial foi à base para a formação dos diversos grupos ameríndios. Entre os diversos grupos ameríndios podemos destacar pela sua importância histórica os seguintes, a saber: asteca, inca e maia. A civilização asteca estava localizada na América do Norte e América Central (englobando uma área de aproximadamente 300.000 quilômetros quadrados de extensão), cabendo lembrar que eram politeístas e a sua economia era baseada na agricultura. A civilização inca estava localizada na América do Sul (englobando uma área de aproximadamente 1.250.000 quilômetros quadrados de extensão), cabendo lembrar que eram politeístas e a sua economia era baseada na agricultura. A civilização maia estava localizada na América do Norte e América Central (englobando uma área de aproximadamente 325.000 quilômetros quadrados de extensão), cabendo lembrar que eram politeístas e a sua economia era baseada na agricultura.

FICHA 16
Tema: América Colonial (América Espanhola)
Data: Séculos XV-XIX
Local: América
Descrição: A América Espanhola é a região do continente americano o qual foi povoado pela Espanha, cabendo ressaltar que a mesma se estende da América do Norte até a América do Sul, englobando uma grande variedade geográfica e etnográfica. É interessante ressaltar que do ponto de vista administrativo esta região era dividida em vice-reinos (Vice-reino da Nova Espanha, Vice-reino da Nova Granada, Vice-reino do Peru e Vice-Reino do Rio Prata) e Capitania-geral (Capitania-geral do Chile, Capitania-geral de Cuba, Capitania-geral de Guatemala e Capitania-geral de Venezuela), sendo importante ressaltar que as capitanias-gerais eram submetidas administrativamente aos vice-reinos. É interessante ressaltar que a base econômica da América Espanhola era a agropecuária e a mineração, sendo a principal mão de obra a mão de obra indígena explorada através da encomienda e mita.

FICHA 17
Tema: Reforma Protestante
Data: 1517
Local: Sacro Império Romano-Germânico atual Alemanha (Europa)
Descrição: Movimento de contestação religiosa surgida dentro do cristianismo (sob a liderança do monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546)), tendo em vista os desmandos da Igreja Católica Apostólica Romana (o motivo imediato para o surgimento da Reforma Protestante foi à venda de indulgências). Da Reforma Protestante surgiu o protestantismo que contém algumas diferenças relevantes em relação ao catolicismo podendo citar as seguintes, a saber: dois sacramentos ao invés de sete sacramentos, salvação pela fé ao invés da salvação pela fé e obras e fonte de inspiração a Bíblia ao invés da fonte de inspiração a Bíblia e tradição. A Igreja Católica Apostólica Romana reagiu negativamente à Reforma Protestante, reação esta que ficou conhecida na historiografia como Contrarreforma. Apesar dos esforços da Contrarreforma o protestantismo não foi extinto tendo tido apenas a sua expansão limitada.

FICHA 18
Tema: Antigo Regime
Data: Séculos XVI-XVIII
Local: Europa
Descrição: O Antigo Regime foi uma forma de organização social típica da Europa durante a Idade Moderna (1453-1789), sendo caracterizado pelo fato de a sociedade ser estamental, ou seja, a população do ponto de vista social é dividida em estamentos (divisão da sociedade em grupos (estados ou ordens), sendo caracterizado pelo fato de cada estamento ter regras específicas). Esta forma de organização social tinha duas vertentes, a saber: absolutismo (vertente política) e mercantilismo (vertente econômica). O absolutismo era uma forma de organização política no qual há uma grande concentração política na pessoa do monarca e o mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas cuja finalidade era o enriquecimento dos países.

FICHA 19
Tema: Absolutismo
Data: Séculos XVI-XVIII
Local: Europa
Descrição: O absolutismo é a vertente política do Antigo Regime, sendo caracterizada pela grande concentração de poder na figura do monarca e por extensão aos seus auxiliares diretos. É interessante ressaltar que o absolutismo não é homogêneo, sendo que esta vertente do Antigo Regime tinha características próprias em cada país europeu onde existiu. Houve diversos intelectuais que tentaram legitimar (inclusive utilizando aspectos religiosos) o absolutismo, podendo destacar os seguintes, a saber: Hugo Grotius (1583-1645), Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704), Jean Bodin (1530-1596), Nicolau Maquiavel (1469-1527) e Thomas Hobbes (1588-1679). Podemos destacar a existência do absolutismo nos seguintes países, a saber: Espanha, França, Inglaterra e Portugal.

FICHA 20
Tema: Mercantilismo
Data: Séculos XVI-XVIII
Local: Europa
Descrição: O mercantilismo é a vertente econômica do Antigo Regime, sendo caracterizada por ser um conjunto de práticas econômicas, sendo a mais importante de todas a balança comercial favorável e por extensão havia o foco em acumular metais preciosos (ouro e prata). É interessante ressaltar que o mercantilismo não era homogêneo, havendo basicamente três tipos, a saber: comercialismo, industrialismo (colbertismo) e bulionismo. O comercialismo (baseado no comércio) praticado pela Inglaterra, industrialismo (baseado na produção de manufatura) praticado pela França e o bulionismo (extração de metais preciosos) praticado pela Espanha.

FICHA 21
Tema: Iluminismo
Data: Séculos XVII-XIX
Local: América e Europa
Descrição: O iluminismo (ilustração ou filosofia das luzes) foi uma corrente filosófica surgida na França no século XVII, que teve uma grande importância na História da Humanidade (possibilitou o surgimento do despotismo esclarecido (despotismo ilustrado) e serviu de base ideológica da Revolução Francesa e Independência da América (segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX)), cabendo ressaltar que esta corrente filosófica foi mais influente durante o século XVIII. Dando prosseguimento a análise histórica sobre o iluminismo podemos citar como concepções básicas dele as seguintes, a saber: defesa da tolerância religiosa, garantia das liberdades pessoais, aversão ao Antigo Regime e a Igreja Católica Apostólica Romana. Podemos citar como pensadores iluministas os seguintes, a saber: Charles de Secondat Montesquieu (1689-1755), Denis Diderot (1713-1784) e François-Marie Arouet (1694-1778).

FICHA 22
Tema: Revolução Inglesa
Data: 1641-1689
Local: Inglaterra (Europa)
Descrição: A Revolução Inglesa representou um importante fato histórico ocorrido na Inglaterra durante o século XVII que alterou profundamente a história desse país. A Revolução Inglesa é dividida nas seguintes fases, a saber: Revolução Puritana (1641-1649), caracterizada pela guerra civil (monarca versus parlamento) vencida pelo parlamento e por extensão possibilitou a implantação da república, República Puritana (1649-1659), caracterizada por ser a primeira e única experiência republicana da Inglaterra e a instituição dos Atos de Navegação (colaborou para o desenvolvimento da economia inglesa), Restauração (1660-1688), caracterizada pelo retorno da dinastia Stuart ao poder tendo em vista a restauração da monarquia e a Revolução Gloriosa (1688-1689), caracterizada pela extinção da monarquia absolutista e a implementação da monarquia constitucional.

FICHA 23
Tema: Revolução Industrial
Data: Segunda Metade do Século XVIII
Local: Reino Unido da Grã-bretanha (Europa)
Descrição: A Revolução Industrial representou uma grande mudança nos meios de produção, mudança esta que acabou alterando profundamente a forma de organização da sociedade humana. Houve diversos motivos que contribuíram para o surgimento da Revolução Industrial podendo citar os seguintes, a saber: avanços técnicos, recursos naturais, setor comercial e setor rural. Houve importantes consequências oriundas desse fato histórico como, por exemplo, a degradação ambiental, degradação social e surgimento do capitalismo. Devido às consequências da Revolução Industrial, surgiu uma série de movimentos de contestação que questionaram o resultado desse fato histórico, podendo citar os seguintes, a saber: cartismo, ludismo e socialismo.

FICHA 24
Tema: Independência das Treze Colônias
Data: 1776
Local: Estados Unidos da América (América)
Descrição: Uma porção da costa leste da América do Norte, durante a Expansão Marítima e Comercial foi ocupada pela Coroa Britânica, ocupação esta que foi feita de forma diferenciada em relação às outras colônias, pois o pacto colonial aplicado nas Treze Colônias (principalmente a região centro-norte) foi menos rígido. Podemos ressaltar que devido ao aumento da rigidez do pacto colonial aplicado nestas colônias teve início atritos entre as colônias e a metrópole, atritos estes que não foram contornados e desembocou na Independência das Treze Colônias. É importante ressaltar que logo depois de sua independência, os Estados Unidos da América (EUA) passaram por um processo de reorganização política (coroada com êxito com a promulgação de uma constituição) que possibilitou a formação de um Estado estável (apesar desse país ter passado por uma guerra civil no século XIX).

FICHA 25
Tema: Guerra dos Sete Anos
Data: 1756-1763
Local: África, América, Ásia e Europa
Descrição: A Guerra dos Sete Anos foi uma das diversas guerras ocorridas durante a Idade Moderna (1453-1789) envolvendo os principais países europeus (os países europeus durante a Idade Moderna viviam constantemente em conflitos armados), cabendo lembrar que o motivo principal desse conflito armado foi à disputa comercial entre a França e a Reino Unido da Grã-bretanha em torno da exploração comercial de pele e pescado na Ilha Terra Nova e Península da Acádia (ambos os lugares eram localizados no Canadá – faziam parte do império colonial francês) por parte dos colonos franceses e britânicos. O resultado desse conflito armado foi favorável aos ingleses e paralelamente a isto é importante ressaltar que contribuiu diretamente para a Independência das Treze Colônias (Estados Unidos da América).

FICHA 26
Tema: Iluminismo
Data: Séculos XVII-XIX
Local: América e Europa
Descrição: O iluminismo (ilustração ou filosofia das luzes) foi uma corrente filosófica surgida na França no século XVII, que teve uma grande importância na História da Humanidade (possibilitou o surgimento do despotismo esclarecido (despotismo ilustrado) e serviu de base ideológica da Revolução Francesa e Independência da América (segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX)), cabendo ressaltar que esta corrente filosófica foi mais influente durante o século XVIII. Dando prosseguimento a análise histórica sobre o iluminismo podemos citar como concepções básicas dele as seguintes, a saber: defesa da tolerância religiosa, garantia das liberdades pessoais, aversão ao Antigo Regime e a Igreja Católica Apostólica Romana. Podemos citar como pensadores iluministas os seguintes, a saber: Charles de Secondat Montesquieu (1689-1755), Denis Diderot (1713-1784) e François-Marie Arouet (1694-1778).

FICHA 27
Tema: Revolução Francesa
Data: 1789-1815
Local: França (Europa)
Descrição: A Revolução Francesa foi um importante movimento de contestação da ordem pública (Antigo Regime), sendo importante ressaltar que ela ocorreu devido à influência do iluminismo, degradação da economia e das condições sociais da França. A Revolução Francesa pode ser dividida nas seguintes partes, a saber: Assembleia Nacional (1789-1792), caracterizada pela promulgação de uma constituição e a suspensão das funções do monarca Luís XVI, Convenção Nacional (1792-1795), caracterizada pela implantação da república e de um governo realmente revolucionário, Diretório (1795-1799), caracterizada pela promulgação de uma constituição e forte agitação política, Consulado (1799-1804), caracterizada pela ascensão de Napoleão Bonaparte, Império (1804-1815), caracterizada pela expansão da França e Governo dos Cem Dias (1815), caracterizada pela derrota definitiva de Napoleão Bonaparte.

FICHA 28
Tema: Independência da América Espanhola
Data: Primeira Metade do Século XIX
Local: América
Descrição: A Independência da América Espanhola foi um importante fato histórico, que significou a obtenção da independência política da maior parte das colônias espanholas localizadas no continente americano. Este fato histórico surgiu devido os seguintes motivos, a saber: Independência das Treze Colônias, serviu de exemplo para as colônias espanholas, interesses externos, interessava a Inglaterra o término do pacto colonial para facilitar o escoamento de sua produção, interesses internos, os criollos queriam mais espaço dentro da sociedade americana, iluminismo, serviu de base ideológica para o processo de independência e a Revolução Francesa, enfraqueceu a autoridade da Coroa Espanhola. A Independência da América Espanhola na maioria dos casos foi feita através de conflito armado.

FICHA 29
Tema: Revoluções Liberais do Século XIX
Data: Primeira Metade do Século XIX
Local: Europa
Descrição: As Revoluções Liberais do Século XIX foi um conjunto de revoluções de cunho liberal ocorrida no continente europeu durante a primeira metade do Século XIX, cujo objetivo básico era sepultar de vez o Antigo Regime. Cabe ressaltar que estas revoluções tiveram forte cunho nacional e social. As Revoluções Liberais do Século XIX tiveram basicamente três fases, a saber: Primeiro Período Revolucionário (1820-1829), Segundo Período Revolucionário (1829-1834) e Terceiro Período Revolucionário (1848). Podemos citar como consequências das Revoluções Liberais do Século XIX as seguintes, a saber: enfraquecimento do Antigo Regime (acabou contribuindo diretamente para a sua extinção), ampliação do poder da burguesia no continente europeu e contribuíram para a independência de países americanos e europeus.

FICHA 30
Tema: Estados Unidos da América Durante o Século XIX
Data: Século XIX
Local: Estados Unidos da América (América)
Descrição: A História dos Estados Unidos da América durante o século XIX foi repleta de fatos históricos que marcaram profundamente este país. Desses fatos históricos podemos citar a Segunda Guerra de Independência dos Estados Unidos da América (1812-1814) que foi um conflito entre os Estados Unidos da América e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, devido a uma série de atritos de ambos os países e terminou através de um tratado de paz. A Marcha Para o Oeste (séculos XVIII-XIX) foi nada mais do que a expansão territorial estadunidense e teve como resultado a formatação do território estadunidense. A Guerra de Secessão (1861-1865) foi uma guerra civil, surgida devido às profundas diferenças entre as regiões norte e sul, tendo sido vencida pelas tropas nortistas.

FICHA 31
Tema: Unificação Alemã e Italiana
Data: 1871
Local: Alemanha e Itália (Europa)
Descrição: A Unificação Alemã e a Unificação Italiana foram dois dos principais fatos históricos ocorridos no século XIX, cabendo lembrar que há semelhanças entre os processos de unificações de ambos os países (liderança de um país, conflito armado e foco nos interesses das classes dominantes). A Unificação Alemã foi liderada pela Prússia e conseguiu obter sucesso neste processo histórico atrás de conflitos armados contra a Áustria, Dinamarca e França. A Unificação Italiana foi liderada pelo Reino do Piemonte-Sardenha e conseguiu obter sucesso neste processo histórico atrás de conflitos armados contra Áustria e Reino das Duas Sicílias. Este processo histórico acabou alterando profundamente a História da Humanidade, cabendo lembrar que de certa maneira a sociedade humana é influenciada por este fato histórico.

FICHA 32
Tema: Imperialismo
Data: Século XIX-...
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: O imperialismo é uma expressão do capitalismo, expressão esta que surgiu com o intuito de resolver as contradições do capitalismo o que acabou não ocorrendo. O imperialismo manifestou-se basicamente através das seguintes formas, a saber: área de investimento de capital, colônia, protetorado e zona de influência. Os Estados Unidos da América (EUA) foi um dos principais países imperialistas, tendo provocado sérios problemas a diversos países. O imperialismo provocou ao longo de sua história profundas marcas negativas para a sociedade humana, marcas estas que foram feitas em prol da classe dominante em detrimento da classe dominada.

FICHA 33
Tema: Primeira Guerra Mundial
Data: 1914-1918
Local: África, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: A Primeira Guerra Mundial foi um dos principais fatos históricos ocorridos na História da Humanidade, tendo como opositores a Tríplice Aliança e Tríplice Entente. É importante ressaltar que este conflito armado ocorreu basicamente devido aos seguintes motivos, a saber: Política de Aliança, imperialismo e o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando. A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três partes, a saber: primeira fase (1914-1915), segunda fase (1915-1917) e terceira fase (1917-1918). Este conflito armado foi vencido pela Tríplice Entente. Podemos citar como exemplo das consequências desse conflito armado os seguintes, a saber: falecimento de pessoas, prejuízo material e alteração das fronteiras políticas.

FICHA 34
Tema: Revolução Russa
Data: 1917
Local: Rússia (Europa)
Descrição: A Revolução Russa foi um dos principais fatos históricos da História da Humanidade. Este fato histórico surgiu devido basicamente a quatro fatores que são os seguintes, a saber: autoritarismo (czarismo), ativismo político (difusão do comunismo e combate ao czarismo), profundos problemas sociais e desgastes provocados pelas Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Amplas parcelas da sociedade se levantam e conseguem derrubar o czarismo, implantando um governo liberal o qual foi substituído por um governo revolucionário. Este governo revolucionário acabou implantado uma série de medidas que levaram a Rússia ao comunismo e paralelamente a isto tivemos a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

FICHA 35
Tema: Período Entreguerras
Data: 1918-1939
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: O Período Entreguerras foi um período histórico muito importante para a humanidade. Neste período histórico houve diversos fatos históricos importantes podendo citar como exemplos os seguintes, a saber: ascensão do fascismo e nazismo, Crise de 29 e Guerra Civil Espanhola. A ascensão do fascismo e nazismo representou uma grave crise moral da sociedade humana. A Crise de 29 foi uma grave crise econômica que envolveu a sociedade humana (com exceção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)), tendo como epicentro dessa crise econômica os Estados Unidos da América (EUA). A Guerra Civil Espanhola representou um confronto direto entre a direita e a esquerda.

FICHA 36
Tema: Segunda Guerra Mundial
Data: 1939-1945
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania.
Descrição: A Segunda Guerra Mundial foi um dos principais fatos históricos ocorrido durante o século XX. Este conflito armado ocorreu porque a Primeira Guerra Mundial não resolveu os problemas aos quais ela se propôs a resolver incentivando o surgimento de um segundo conflito armado para resolvê-lo e a invasão da Polônia por tropas alemãs (motivo imediato). A Segunda Guerra Mundial opôs dois grupos, a saber: Aliados e Eixo. Este conflito armado pode ser dividido em três partes, a saber: Primeira Fase (1939-1941), Segunda Fase (1941-1943) e Terceira Fase (1943-1945). A vitória da Segunda Guerra Mundial coube aos Aliados. Podemos citar como consequência desse conflito armado, a saber: falecimento de pessoas, redefinição de fronteiras e criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

FICHA 37
Tema: Cenário Internacional Durante a Segunda Metade do Século XX
Data: Segunda Metade do Século XX
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: O cenário internacional ficou totalmente alterado com o término da Segunda Guerra Mundial, sendo que durante boa parte da segunda metade do século XX o cenário internacional ficou caracterizado pela Guerra Fria (confronto latente entre o bloco capitalista e o bloco comunista). É importante ressaltar que durante a segunda metade o século XX tivemos o processo de descolonização afro-asiática, fato histórico de suma importância para a sociedade humana. A Revolução Islâmica (1979) contribuiu para alterar a geopolítica do Oriente Médio, pois tivemos a implantação de um governo fundamentalista islâmico no Irã e devido isto este país vai mudar a sua política externa e consequentemente vai alterar as relações políticas da região em questão.

FICHA 38
Tema: Guerra Fria
Data: 1948-1991
Local: África, América, Ásia, Europa e Oceania
Descrição: A Guerra Fria é definida como a relação conflituosa entre o bloco capitalista (liderado pelos Estados Unidos da América (EUA)) e o bloco comunista (liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)), o qual teve o seu término quando houve o desmoronamento do bloco comunista no final do século XX, devido as suas contradições internas. Esta relação conflituosa entre os dois blocos econômicos acontecia de diversas maneiras podendo destacar as guerras por procuração quando países satélites desses dois blocos lutavam entre si sem a participação direta por parte dos EUA e URSS, competições esportivas através das vitórias obtidas nelas os conflitantes tentavam demonstrar ao mundo a superioridade do seu sistema social e propaganda através do qual os mesmos tentavam mostrar são mundo as qualidades do seu sistema social e os defeitos do sistema social do outro. Na cultura pop o que ficou mais marcado na sociedade humana foi o pavor intrínseco a mesma no sentido de haver uma destruição da humanidade através de apocalipse nuclear.

FICHA 39
Tema: Guerra do Vietnã
Data: 1959-1975
Local: Ásia 
Descrição: A Guerra do Vietnã foi um dos diversos conflitos armados ocorridos durante a segunda metade do século XX e teve uma profunda ligação com a Guerra Fria, cabendo lembrar que esta guerra de certa maneira é continuação das lutas de libertação política do Vietnã. A Guerra do Vietnã teve o seu início quando o Vietnã obtém a sua emancipação política da França e surge dois países antagônicos (Vietnã do Sul (sob a esfera capitalista) e Vietnã do Norte (sob a esfera comunista)) e como o acordo pela unificação não foi cumprido pelo Vietnã do Sul e consequentemente o Vietnã do Norte tentou unificar os dois países através de um conflito armado. Com o conflito armado iniciado os Estados Unidos da América alinharam-se ao Vietnã do Sul alegando que este país caísse diante aos comunistas desencadearia o efeito dominó e consequentemente todo o Sudeste Asiático tornaria comunista. Os Estados Unidos da América não obtiveram sucesso no seu intento e consequentemente o Vietnã se unifica sob a influência comunista.

FICHA 40
Tema: Guerra Irã-Iraque
Data: 1980-1988
Local: Ásia
Descrição: A Guerra Irã-Iraque foi um dos principais conflitos militares ocorridos no quarto quartel do século XX, no qual houve o confronto entre dois dos principais países (Irã e Iraque) do Oriente Médio, sendo o motivo principal para a eclosão dessa guerra o fato que os Estados Unidos da América ter incentivado o Iraque ter iniciado este conflito com a intenção de enfraquecer a teocracia islâmica instalada no Irã devido a Revolução Islâmica (1979), com a intenção de estimular a derrubada dessa teocracia neste país asiático. Esta ação estadunidense deve-se ao fato que a Revolução Islâmica possibilitou a instalação de um regime conservador regime este que era contrário aos interesses dos Estados Unidos da América. O resultado final de esse conflito militar foi pífio para os Estados Unidos da América, pois o resultado da Guerra Irã-Iraque foi nebuloso (não havendo um vencedor claro entre os beligerantes) e este país acabou não alcançou o seu intento.

FICHA 41
Tema: Guerra das Malvinas
Data: 1982
Local: América
Descrição: A Guerra das Malvinas representou um profundo atrito no âmbito militar entre a Argentina e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, devido ao fracasso no âmbito diplomático entre ambas partes referente ao desacordo relativo à posse pelas Ilhas Malvinas/Falkland Islands. Isto ocorreu devido ao fato que originalmente este arquipélago fazia parte do Império Colonial Espanhol no continente americano através do Vice-reino do Rio Prata (unidade administrativa colonial que seria a base territorial da Argentina), mas a ocupação do mesmo não foi efetivada de consistente nem pela Espanha e nem pela Argentina, abrindo assim a possibilidade para a ocupação efetiva por parte dos britânicos. Tendo vista este cenário os argentinos nunca abdicaram os seus direitos sobre este arquipélago e como não estava conseguindo resolver pacificamente o problema e o regime militar argentino queria catalisar apoio interno através de um inimigo externo, houve a eclosão de esse conflito militar por parte dos argentinos, os quais foram derrotados e não conseguiram incorporar as Ilhas Malvinas ao seu território.

3-RESUMOS ESQUEMÁTICOS SOBRE HISTÓRIA BRASILEIRA
FICHA 1
Tema: Brasil-Colônia (Administração Colonial)
Data: 1500-1822
Local: Brasil (América)
Descrição: Com a descoberta das terras brasileiras por parte dos europeus no século XV, os lusitanos incorporaram estas terras à administração pública portuguesa. Cabe ressaltar que à administração pública portuguesa não era estática tendo em vista que ela funcionava havendo como pano de fundo o contexto histórico de cada momento e devido a isto a sua organização mudava de acordo com a necessidade da Coroa Portuguesa. É importante pontuar que inicialmente a Coroa Portuguesa não deu à devida atenção às terras brasileiras por estar mais preocupado com as Índias. Os principais órgãos da administração pública portuguesa no Brasil foram os seguintes, a saber: câmara municipal, capitania hereditária e governo-geral. Em Portugal ficava sediado o conselho ultramarino cuja função era gerenciar as colônias portuguesas.

FICHA 2
Tema: Brasil-Colônia (Economia Colonial)
Data: 1500-1822
Local: Brasil (América)
Descrição: Em relação à economia colonial implantada pela Coroa Portuguesa é relevante ressaltar que a sua implantação ocorreu com o intuito de atender as necessidades do Império Português. A principal mão de obra utilizada no Brasil durante o período colonial foi à mão de obra escrava cuja origem principal era o continente africano. A economia colonial brasileira englobava diversos produtos dos quais podemos citar como exemplo os seguintes, a saber: anil, destinado ao mercado externo, cana-de-açúcar, destinado ao mercado externo, gado bovino, destinado ao mercado interno, metais e pedras preciosas, destinado ao mercado externo, pau-brasil, destinado ao mercado externo e tabaco, destinado ao mercado externo.

FICHA 3
Tema: Brasil-Colônia (Revoltas Coloniais)
Data: 1500-1822
Local: Brasil (América)
Descrição: É importante ressaltar que o período colonial da história do Brasil foi agitado politicamente, tendo em vista o constante atrito entre colonos e colonizadores. Isto gerou uma série de revoltas as quais podem ser divididas em revoltas nativistas (revoltas contra determinados aspectos do pacto colonial) e revoltas separatistas (revoltas a favor da abolição do pacto colonial). Podemos citar como exemplos de revoltas nativas as seguintes, a saber: “Rei” de São Paulo (capitania de São Vicente/1641), Revolta da Cachaça (capitania do Rio de Janeiro/1660-1661), Conspiração de Nosso Pai (capitania de Pernambuco/1666), Revolta de Beckman (estado do Maranhão/1684), Guerra dos Emboabas (capitania do Rio de Janeiro/1708-1709) e Guerra dos Mascates (capitania de Pernambuco/1710-1711). Podemos citar como exemplos de revoltas separatistas as seguintes, a saber: Inconfidência Mineira (capitania de Minas Gerais/1789), Inconfidência Baiana (capitania da Bahia/1789) e Revolução Pernambucana (capitania de Pernambuco/1817).

FICHA 4
Tema: Brasil-Império (Primeiro Reinado)
Data: 1822-1831
Local: Brasil (América)
Descrição: Com a obtenção da Independência do Brasil tivemos a instalação da monarquia em terras brasileiras, tendo como primeiro monarca dom Pedro I. Devido à necessidade de organizar politicamente o país, tivemos a instalação da assembleia geral constituinte e legislativa, com o intuito de confeccionar uma constituição. Esta assembleia não obteve êxito devido ao fato de ter sido fechada pelo imperador por motivos políticos e o mesmo ter outorgado uma constituição. É importante citar que a economia brasileira durante o Primeiro Reinado era caracterizada por ser agroexportadora baseada na mão de obra escrava. O Primeiro Reinado terminou quando dom Pedro I abdicou ao trono brasileiro a favor de seu filho (Pedro de Alcântara).

FICHA 5
Tema: Brasil-Império (Motim dos Mercenários)
Data: 1828
Local: Brasil (América)
Descrição: Devido à emancipação política do Brasil de Portugal, ocorrida no ano de 1822, houve a necessidade da montagem do Estado Nacional Brasileiro, montagem esta que ocorreu em parte através da criação de diversos órgãos administrativos (alguns deles herdados da própria Coroa Portuguesa), cabendo ressaltar que neste caso houve especial atenção na organização das forças armadas brasileiras. Neste processo histórico houve a necessidade de completar as tropas nacionais com elementos oriundos do estrangeiro formando alguns batalhões estrangeiros e devido às péssimas condições de trabalho, houve uma rebelião em meados de 1828, rebelião está que foi debelada pela Coroa Brasileira, sem conduto obter sucesso nos seus objetivos. Devido esta rebelião estes batalhões estrangeiros foram extintos e houve a proibição de incorporar estrangeiros nas forças armadas brasileiras.

FICHA 6
Tema: Brasil-Império (Regência)
Data: 1831-1840
Local: Brasil (América)
Descrição: A Regência foi implantada no Brasil devido à necessidade que alguém que sucedesse temporariamente dom Pedro I no comando do Brasil até quando o herdeiro da Coroa Brasileira tivesse condições legais de assumir o trono brasileiro. É importante ressaltar que este período histórico foi extremamente agitado politicamente, tendo havido diversas rebeliões das quais podemos citar como exemplo as seguintes, a saber: Balaiada (províncias do Maranhão e Piauí/1838-1840), Cabanagem (província do Grão-Pará/1835-1840), Revolução Farroupilha (províncias de São Pedro do Rio Grande do Sul e Santa Catarina/1835-1845) e Revolta dos Malês (província da Bahia/1835). A economia brasileira neste período histórico era caracterizada por ser agroexportadora baseada na mão de obra escrava. Com a maioridade de dom Pedro II, tivemos a implantação do Segundo Império no lugar da Regência.

FICHA 7
Tema: Brasil-Império (Revolução Farroupilha)
Data: 1835-1845
Local: Brasil (América)
Descrição: A Revolução Farroupilha foi uma das principais revoltas regenciais ocorridas no Brasil, tendo ocorrido nas províncias de São Pedro do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido basicamente a questões relacionadas à autonomia política e o comércio do charque (carne seca). Isto aconteceu devido ao fato que as províncias não tinham autonomia política e a província de São Pedro do Rio Grande do Sul desejar aumentar a sua autonomia política em relação ao governo central e o fato que o governo central reduziu as taxas de importação do charque (principal produto comercial dessa província) e sofrer concorrência direta do charque vindo da Bacia Hidrográfica do Rio da Prata. Devido a esta situação a província de São Pedro do Rio Grande do Sul rebela-se contra o governo central e depois de dez anos (e ter expandido esta revolta a província de Santa Catarina) esta rebelião teve seu término através de um acordo entre as partes envolvidas.

FICHA 8
Tema: Brasil-Império (Segundo Reinado)
Data: 1840-1889
Local: Brasil (América)
Descrição: O Segundo Reinado foi implantado em substituição da Regência, porque foi instituída a maioridade de dom Pedro II. Cabe ressaltar que este período histórico ficou caracterizado pela estabilidade política em contraposição a instabilidade política característica do Primeiro Reinado e Regência. Durante este período histórico ocorreu a Guerra do Paraguai (1864-1870), um dos principais conflitos armados envolvendo o Brasil, conflito este o qual as tropas argentinas, brasileiras e uruguaias venceram as tropas paraguaias. A economia brasileira neste período histórico era caracterizada por ser agroexportadora na mão de obra escrava (este tipo de mão de obra foi abolido no final do período imperial). Devido ao desgaste do Império ele foi substituído pela República.

FICHA 9
Tema: Brasil-Império (Guerra do Paraguai)
Data: 1864-1870
Local: América
Descrição: A Guerra do Paraguai foi um dos principais conflitos armados ocorridos na América Latina, tendo participado dessa guerra os seguintes países, a saber: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Este conflito armado ocorreu devido a questões geopolíticas relacionadas à livre circulação de navios na Bacia Hidrográfica do Rio da Prata e interesses externos. Os interesses externos estão relacionados aos interesses britânicos nesta região especificamente e na América Latina no geral, no sentido de abordar o projeto de desenvolvimento autônomo paraguaio que se fosse vitorioso poderia diminuir em muito a influência britânica na América Latina. Do ponto de vista militar a Guerra do Paraguai foi caracterizado pelo fato do Paraguai ter enfrentado a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) sem ajuda externa, enquanto esta aliança recebeu ajuda (empréstimos) por parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Com a derrota paraguaia o seu projeto desenvolvimento autônomo acaba sendo desmantelado pelos vencedores. É importante ressaltar que os países da Tríplice Aliança apesar de saírem vitoriosos da Guerra do Paraguai sofreram importantes efeitos colaterais (perdas humanas e materiais).

FICHA 10
Tema: Brasil-República (República Velha)
Data: 1889-1930
Local: Brasil (América)
Descrição: A República Velha foi à primeira parte das cinco partes que compõem o período republicano da História do Brasil, cabendo lembrar que esta parte é subdividida em duas partes, a saber: República da Espada (1889-1894) e República Oligárquica (1894-1930). A República da Espada foi caracterizada por intensa atividade política inerente a reorganização do Brasil podendo destacar a promulgação da constituição de 1891 e os presidentes da república dessa parte da República Velha serem militares. A República Oligárquica foi caracterizada pelo fato que a política brasileira ser diretamente controlada pelas oligarquias dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A República Velha foi substituída pela Era Vargas, devido ao desgaste político que esta parte do período republicano sofreu ao longo do tempo.

FICHA 11
Tema: Brasil-República (Revolta da Vacina)
Data: 1904
Local: Brasil (América)
Descrição: Durante a virada do século XIX para o século XX, o Brasil passou por um processo de modernização conservadora, na qual o processo de modernização serviu apenas para atender as necessidades das classes sociais mais abastadas socialmente, enquanto as classes sociais menos abastadas socialmente eram apenas beneficiadas parcialmente nas suas necessidades. Neste contexto histórico houve por parte das autoridades brasileiras a iniciativa de fazer uma reforma urbana na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no sentido de implementar melhorias urbanas neste local e por extensão tivemos a obrigatoriedade da vacinação. De acordo com este contexto histórico tivemos a Revolta da Vacina, a qual conseguiu a suspensão da obrigatoriedade da aplicação da vacinação, porém a repressão oficial foi bastante violenta.

FICHA 12
Tema: Brasil-República (Revolta da Chibata)
Data: 1910
Local: Brasil (América)
Descrição: No início do século XIX a Marinha do Brasil (MB) passou por um processo de modernização dos seus meios navais através do plano naval de 1904 o qual foi reestruturado através do plano naval de 1906, modernização esta que não tinha chegado ainda nos meios sociais. Com este cenário taciturno, faltava pouco para houver algum descompasso dentro dessa instituição o que acabou ocorrendo no segundo semestre de 1910 quando a marujada que não estava suportando mais os castigos físicos impostos pelos oficiais, os quais estavam amparados pela legislação, rebelaram-se sob o comando do marinheiro João Cândido Felisberto (1880-1969) e depois de negociarem com o governo federal conseguiram anistia e o término dos castigos corporais na Marinha do Brasil (MB). Complementando a análise histórica cabe ressaltar que apesar da anistia alguns marujos que participaram dessa revolta foram desligados da corporação.

FICHA 13
Tema: Brasil-República (Era Vargas)
Data: 1930-1945
Local: Brasil (América)
Descrição: A Era Vargas foi à segunda parte das cinco partes que compõem o período republicano da História do Brasil, cabendo lembrar que esta parte é subdividida em três partes, a saber: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). Durante o Governo Provisório tivemos a Revolução Constitucionalista (1932), cujo objetivo era rever o espaço político perdido por setores da classe dominante com a Revolução de 30 e garantir uma constituição para o Brasil, cabendo lembrar que só o segundo objetivo foi alcançado. Durante o Governo Constitucional tivemos a Intentona Comunista (1935) que foi uma rebelião de cunho comunista que não alcançou êxito de implantar um governo comunista no Brasil. Durante o Estado Novo tivemos a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. A Era Vargas acabou por causa do desgaste político que Getúlio Dornelles Vargas (principal figura desse governo) sofreu ao longo do tempo.

FICHA 14
Tema: Brasil-República (República Nova)
Data: 1945-1964
Local: Brasil (América)
Descrição: A República Nova foi à terceira parte das cinco partes que compõem o período republicano da História do Brasil, cabendo ressaltar que ela foi caracterizada pela intensa agitação política tendo em vista o constante atrito entre a direita e a esquerda. É Importante ressaltar que no ano de 1946 tivemos a promulgação de uma constituição a qual simbolizou a retomada da democracia no Brasil. Em relação à República Nova cabe ressaltar que com a implantação do Plano de Metas tivemos um grande crescimento econômico, além da transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília (esta cidade foi construída para ser capital do Brasil). Concluindo a análise histórica sobre a República Nova é relevante pontuar que João Belchior Marquês Goulart (1919-1976) foi deposto do cargo de presidente da república e tivemos a implantação da Ditadura Militar (1964-1985).

FICHA 15
Tema: Brasil-República (Ditadura Militar)
Data: 1964-1985
Local: Brasil (América)
Descrição: A Ditadura Militar foi à quarta parte das cinco partes que compõem o período republicano da História do Brasil, cabendo ressaltar que ela foi caracterizada pela forte restrição dos direitos políticos das pessoas em geral. Nesta época havia censura aos canais de comunicação e as produções artísticas, eleições indiretas e enfraquecimento dos poderes judiciário e legislativo em favor do poder executivo. Em vista disso houve reações negativas de setores mais progressistas da sociedade brasileira em relação à Ditadura Militar. É importante frisar que o regime militar ao longo do tempo ficou bastante desgastado politicamente e devido a isto tivemos a abertura política que desembocou na redemocratização do Brasil.

FICHA 16
Tema: Brasil-República (Nova República)
Data: 1985-...
Local: Brasil (América)
Descrição: A Nova República foi à quinta parte das cinco partes que compõem o período republicano da História do Brasil, cabendo lembrar que ela foi caracterizada pelo retorno a democracia e efervescência cultural. É importante ressaltar que no ano de 1988 tivemos a promulgação de uma constituição, constituição esta que foi fundamental no processo de consolidação na democracia no Brasil. Do ponto de vista política a Nova República foi marcada pelo afastamento de um presidente da república sem o uso da violência e a eleição da primeira mulher para o cargo de presidente da república. Finalizando a análise histórica sobre a Nova República cabe ressaltar que o Brasil teve importantes avanços na área social.

TEXTO PARA REFLEXÃO
Uma palavra final: se todo conhecimento possui um valor pelo próprio fato de ser um conhecimento verdadeiro, reduzir a história ao mero prazer de conhecer pareceria uma justificava bem insuficiente para uma sociedade como a nossa, tão utilitária, tão preocupada com o rendimento: o enriquecimento da cultura atual pela recuperação dos valores do passado é, em definitivo, o único argumento que pode justificar, em última análise, o esforço do historiador aos olhos daqueles que, como vimos, estavam tão tentados a questionar o saber.” Henri-Irénée Marrou (1904-1977)
Share by: