PRÉ-HISTÓRIA
1-APRESENTAÇÃO
A Pré-história é a primeira parte da História da Humanidade tendo sido muito relevante, porque os primeiros membros da sociedade humana foram responsáveis pela formação dos princípios básicos (família, sociedade (civilidade), economia, religião e guerra) da sociedade humana, sendo que este período da história existiu durante o período de 500000 a.C. (surgimento da humanidade) até 4000 a.C.. Esta parte da História Humana é dividida nos seguintes períodos históricos, a saber: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Cabe lembrar, que os estudos históricos relativos a Pré-História são bastantes complicados, pois os estudiosos estão na dependência dos achados arqueológicos, os quais nem sempre acontecem na quantidade e qualidade que os arqueólogos gostariam para poderem fazer um trabalho mais apurado no sentido de preservar o passado humano e trazê-lo ao conhecimento da humanidade. É bom ressaltar que a Pré-história Brasileira é bastante interessante e merece ser mais bem conhecida pela sociedade brasileira. A seguir veremos os principais aspectos da Pré-história. 
 
2-PALEOLÍTICO
O Paleolítico (500000 a.C.-8000 a.C.) é a fase mais antiga de toda a Pré-história podendo ser dividida basicamente em três partes, a saber: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior.
O Paleolítico é a fase da História da Humanidade na qual não havia um “desenvolvimento tecnológico avançado”, pois nesta época a espécie humana tinha instrumentos (ferramentas) bastante rudimentares (simples) e devido a isso este período histórico é conhecido como Idade da Pedra Lascada, em contraposição ao período histórico seguinte no qual a espécie humana começou a fazer ferramentas mais bem confeccionadas.
Durante o Paleolítico tivemos por parte da espécie humana a descoberta/domínio do fogo, sendo a partir desse momento o mesmo começou a ser utilizado para o preparo dos alimentos em geral, defesa contra animais e baixas temperaturas, facilitando em muito a vida da nossa espécie. Cabe ressaltar que neste período histórico também foram inventados o arco, anzol, flecha e a lança.
Cabe ressaltar que durante este período histórico a espécie humana (pelo menos parte dela) residiam em cavernas (nas regiões onde este acidente geográfico ocorresse) e os nossos antepassados criaram a arte rupestre (pintura em paredes de cavernas).
Complementando a caracterização do Paleolítico temos que mencionar que a espécie humana vivia de maneira nômade (não tinha uma moradia fixa como acontece atualmente com a maioria das pessoas), sendo que a alimentação era obtida através da caça, pesca e coleta de frutos e raízes.
É relevante lembrar que entre o Paleolítico e o Neolítico tivemos uma fase de transição chamada de Mesolítico (Média Idade da Pedra).
 
3-NEOLÍTICO
No Neolítico (8000 a.C.-5000 a.C.) é uma fase na qual a espécie humana já tinha um “desenvolvimento tecnológico mais avançado” como ferramentas mais bem preparadas (no preparo dessas ferramentas tínhamos o polimento das pedras que os homens utilizariam para a feitura desses objetos).
No Neolítico tivemos a ocorrência de um fato histórico de extraordinária relevância para o desenvolvimento histórico da sociedade humana que foi a Revolução Neolítica (Revolução Agrícola e Revolução Agropastoril) que constituiu basicamente na descoberta da agricultura e o pastoreio de animais.
Isto resultou em grandes alterações para a vida da espécie humana como o aumento da produção de alimentos, podendo assim armazená-los (excedente), tornando assim uma garantia para os momentos de escassez. O surgimento da cerâmica neste período histórico advém da necessidade de armazenamento de comida e a tecelagem (fabricação de tecidos) advém da necessidade dos humanos em proteger-se das intempéries do meio ambiente.
Como consequência dessa revolução houve um aumento considerável da população mundial (houve o aumento populacional de dezesseis vezes entre o Paleolítico e o Neolítico) e a espécie humana passou do nomadismo para o sedentarismo.
Não poderíamos deixar de ressaltar que o surgimento da agricultura colaborou para o surgimento da propriedade privada que ao longo da história se mostraria uma característica a qual provocaria uma grande distinção social entre as pessoas.
A propriedade privada teria surgido devido à agricultura, pois com o maior rendimento por parte de determinadas terras as pessoas mais preparadas fisicamente tomaram para si estas terras delimitando assim quem tinha autoridade nestas terras (surgimento da propriedade privada).
 
4-IDADE DOS METAIS
A Idade dos Metais (5000 a.C.-4000 a.C.) é dividida basicamente em três fases, a saber: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro. Podemos destacar como característica importante desse período histórico à utilização da fundição de metais (cobre, bronze (cobre + estanho) e ferro), facilitando bastante a existência da espécie humana, pois ela pôde confeccionar objetos resistentes podendo ter várias formas (sem maiores problemas) daí o nome dessa fase.
Neste período histórico é que tivemos o surgimento da escrita, invenção muito importante para a História da espécie humana, tendo facilitado a comunicação entre as pessoas e o registro das coisas em geral, contribuindo assim o grande desenvolvimento cultural dela.
 
5-DIFUSÃO DA ESPÉCIE HUMANA
Encerrando a análise desse período histórico tão relevante para a História da Humanidade não poderíamos deixar de mencionar que a espécie humana desde que surgiu no planeta Terra espalhou-se pelo mundo ocupando os mais diversos lugares.
Nesta longa jornada a espécie humana acabou alcançando o continente americano (uma das últimas partes do mundo que a espécie humana alcançou).
O povoamento do continente americano ainda é um assunto bastante polêmico entre os especialistas, tendo em vista os mesmos não terem chegado até os dias de hoje ao consenso sobre este assunto.
De modo geral a chegada da espécie humana no continente americano é calculada pelos diversos especialistas no assunto entre 12000 e 70000 anos atrás.
As teorias que tentam explicar o povoamento do continente americano podem ser agrupadas em dois grupos básicos que são os seguintes, a saber: teoria alóctone e teoria autóctone.
A primeira teoria (teoria alóctone) afirma que a espécie humana teria surgido no continente africano e povoado as diversas partes do planeta Terra inclusive o continente americano. Esta teoria é composta basicamente de quatro hipóteses criadas separadamente e inicialmente sem ligações entre si. As quatro hipóteses são as seguintes, a saber:
a-Hipótese da Rota de Bering: rota terrestre através do Estreito de Bering durante a última Era Glacial, tendo sido usada por asiáticos;
b-Hipótese da Rota Costeira: rota marítima através da costa asiática e americana tendo sido usado por asiáticos;
c-Hipótese da Rota Transpacífica: rota marítima através do Oceano Pacífico usado por asiático;
d-Hipótese da Rota Transatlântica: rota marítima através do Oceano Atlântico usado por africanos e europeus.
Não há consenso de qual hipótese seria a que explicaria de forma mais coerente o povoamento da América, sendo a mais provável a junção das quatro hipóteses. Derivado dessa dúvida os estudiosos também não chegaram ao consenso de que época teria ocorrido tal fato histórico. Alguns estudiosos acreditam que isto teria acontecido entre 12000 a 20000 anos atrás enquanto outros estudiosos acreditam que isto teria acontecido entre 40000 a 70000 anos atrás.
É importante ressaltar que inserido neste contexto teórico não poderíamos deixar de ressaltar que devido à falta de maiores investimentos em pesquisa na área de arqueologia e na falta de consenso dos estudiosos, não temos um quadro mais nítido sobre o povoamento do Brasil.
Sobre o povoamento do Brasil é interessante ressaltar a existência de paleoíndios (população que residiria no Brasil antes da formação da população indígena como nós conhecemos atualmente). Em relação a esta população não poderíamos deixar de ressaltar que os sambiqueiros existiram entre 6000 a.C.-1000 d.C., tendo ocupado o litoral brasileiro entre os estados do Pará e Rio Grande de Sul. O estado de Santa Catarina é o local com maior concentração de sambaquis (concheiros ou casqueiros). Alguns sambaquis chegavam a ter 35 metros de altura.
A segunda teoria (teoria autóctone) afirma que a espécie humana teria surgido na Patagônia (região localizada no sul do continente - Argentina) e povoando o planeta Terra a partir desse ponto. Esta teoria não tem nenhuma base científica e religiosa que a confirme. O principal defensor dessa teoria foi o paleontólogo argentino Florentino Ameghino (1854-1911).
 
TEXTO PARA REFLEXÃO
A história é a ciência dos atos humanos do passado e dos vários fatores que neles influíram, vistos na sua sucessão temporal.” José van den Besselaar (1916-1991)
Share by: